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Como preservar melhores negociações dentro de uma organização!


Postado em 24 de março de 2020

Obter mais e gastar menos é um objetivo comum em um Departamento de Compras. Conseguir isso muitas vezes requer um esforço adicional do Departamento de Compras em convencer a alta administração a apoiar mudanças culturais enraizadas na empresa. …

  1. O Departamento de Compras é medido através de sua performance nos processos de compra. Outros departamentos são medidos por diferentes contribuições para a organização. Ao Departamento de Compras cabe a responsabilidade das negociações para que os demais departamentos se dediquem totalmente em suas funções básicas e primordiais dentro da organização.
  2. O Departamento de Compras é treinado em técnicas de redução de custos como negociação e strategic sourcing. Engenheiros, chefes de departamento e outros clientes internos normalmente não estão treinados nessas técnicas, o que, caso os mesmos venham a ser responsáveis por negociações, pode levar a organização a pagar preços mais elevados.
  3. O Departamento de Compras desenvolve técnicas e ferramentas apropriadas que geram economias, tais como sistemas eSourcing, Indicadores de Desempenho.. Outros departamentos não.
  4. O Departamento de Compras é treinado e desafiado a identificar novas alternativas, que possibilita a organização a selecionar as melhores opções. Na maioria das vezes os clientes internos estão preocupados apenas com o atendimento às suas necessidades, fazendo-o utilizar o primeiro fornecedor encontrado comprometendo a organização num custo maior e às vezes até numa qualidade inferior que pode perdurar anos
  5. Ao trabalhar com todos os departamentos, áreas e todas as unidades da organização, o Departamento de Compras conhece e esta ciente das normas e necessidades de toda a empresa. Como tal, pode alavancar volume agregado de custos, minimizar inventários, estabelecer padrões de negociação e identificar melhores oportunidades.
  6. Os profissionais de compras são treinados para efetuarem uma avaliação detalhada do fornecedor, e identificar se os mesmos são viáveis ou não.. Engenheiros, chefes de departamento e outros clientes internos não estão preparados e nem tem essa expertise, o que pode resultar na seleção de um fornecedor que pode vir a dar prejuízos para a organização.7. Não é incomum que fornecedores cobrem preços diferentes para departamentos/áreas de uma mesma organização quando estes são os responsáveis pelas negociações. O Departamento de Compras com centro de compras de toda uma organização tem como assegurar que todos os. departamentos/áreas estão tendo os menores custos dos produtos por conta de um maior volume negociado e um mesmo padrão de negociação.

Você ou sua equipe tem sido treinada regularmente????