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Os Deptos de Suprimentos e de Finanças trabalham em conjunto ou separadamente?


Postado em 12 de dezembro de 2018

Quando os Deptos de Suprimentos e Finanças trabalham em conjunto só podem melhorar o fluxo de caixa da sua empresa, fortalecer os relacionamentos com fornecedores e aumentar os rendimentos financeiros. Sinergia negativa entre esses dois departamentos, muitas vezes leva a problemas com o aumento dos custos e podem prejudicar as entregas.

 Use as dicas a seguir para melhorar seu relacionamento com o Financeiro, bem como melhorar o desempenho nas compras.

– Como Melhorar o Processamento das Ordens de Compra 

– Um levantamento recente do Aberdeen com 150 empresas (nos USA) constatou que em média as empresas processam mais de 300.000 faturas por ano. Este elevado volume de entrada de dados leva a erros de digitação que podem retardar os pagamentos aos seus fornecedores. Você pode ajudar a melhorar a precisão da ordem, fazendo com que os fornecedores repitam e confirmem o número do seu  PO (pedido de compras), ao colocar pedidos por telefone. Dê suporte aos fornecedores quando houver fatura e  pagamentos eletronicamente para com isso obter uma maior precisão nos processamentos e pagamentos, reduzindo o retrabalho nas duas áreas (Suprimentos e Contas a Pagar) o que com certeza evitará atrasos nos pagamentos.

– Estabeleça Sua Política de Prazos de Pagamento Junto aos Seus Fornecedores de Acordo com as Necessidades Financeiras da Sua Empresa

– De acordo com as necessidades financeiras da sua empresa isso pode exigir que o Depto. de Suprimentos altere suas negociações, padrões, de prazos de pagamentos junto aos seus fornecedores, para com isso melhorar o fluxo de caixa da empresa. Trabalhar em conjunto com  Contas a Pagar implica em análises periódicas para determinar as condições de pagamento ideal para a empresa. Use esta análise para rever decisões se deve ou não tirar vantagem sobre descontos oferecidos pelos fornecedores para pagamentos das faturas em prazos menores. Haverá momentos que os prazos poderão ser diminuídos, caso haja um excesso de caixa, e os descontos dos fornecedores forem maiores que os rendimentos por aplicações financeiras ou quando temos falta de caixa, onde pode ser mais conveniente prazos maiores junto aos fornecedores, mesmo que a custos maiores, desde que inferiores aos custos financeiros/bancários.

– Otimizando Sua Compras

– Você pode ajudar a minimizar o número de transações (pedidos de compras) se adotar algumas medidas simples e práticas como: Pedidos em Aberto, Contratos de Longo Prazo,  sistema ERP, etc.) Dessa forma você reduzirá o número de transações minimizando erros de processamento. Só não se esqueça de manter o Financeiro informado de toda e qualquer alteração que possa afetá-los, 

TRABALHE EM CONJUNTO.