Informativos e Notícias

Quais são seus objetivos em Strategic Sourcing?


Postado em 15 de janeiro de 2024

Pergunte a qualquer um em suprimentos “Qual é o objetivo de sourcing estratégico?” e geralmente a resposta é  “para economizar dinheiro, obter savings.” E muitos comumente estabelecem esse objetivo como único do strategic sourcing. Mas é problemático quando departamentos de compras/suprimentos tem apenas esse objetivo no desenvolvimento do strategic sourcing..

Para o trabalho de strategic sourcing ser verdadeiramente estratégico, deve realizar mais do que apenas focar em “savings”. Deve trazer valor para a organização de muitas outras formas. aqui estão quatro objetivos comumente ausentes das iniciativas de sourcing estratégico:

1 – Para reduzir o risco. As notícias internacionais constantemente nos lembram que desastres naturais, convulsões políticas, e outros eventos indicam riscos, em diversas partes do mundo, e que quando fazemos negócios com fornecedores exclusivos devemos levar em consideração esse risco quando da abordagem/classificação em Strategic Sourcing desses fornecedores de tal forma que nos permita manter a continuidade do fornecimento em face de inesperada interrupção das operações de um ou mais fornecedores.

2 – Para melhorar o desempenho do fornecedor. Reduzir o preço unitário que você paga em ordens de compra é bom, mas não tem sentido se a sua organização tem de lidar com entregas atrasadas frequentes, um número inaceitável de defeitos de qualidade, e serviço/atendimento de fornecedor ineficiente. sourcing estratégico só é verdadeiramente bem sucedido quando você alcançar tanto a redução de custos como  melhoria no desempenho do fornecedor.

3 – Para trazer inovações por parte dos fornecedores. No ambiente de negócios competitivo de hoje, as organizações precisam de um fluxo constante de ideias inovadoras, a fim de manter seus concorrentes sem condições de roubar seu market share. Os fornecedores podem ser uma grande fonte de ideias inovadoras e uma boa estratégica no processo de compras possibilitando melhorias e reduções de custos.

4 – Para apoiar os objetivos de responsabilidade social da organização. Hoje as organizações apoiam a diversidade, responsabilidade ambiental, e outros objetivos filantrópicos. As decisões tomadas no âmbito de sourcing estratégico deveria conscientemente ajudar a levar a organização em direção às metas e não para longe delas.

Então, como você pode ver, savings não é um objetivo único do strategic sourcing. Ele é um de vários objetivos importantes, como alguns dos exemplos aqui demonstrados.