Informativos e Notícias

Como boas decisões estratégicas são elaboradas numa área de Suprimentos?


Postado em 1 de agosto de 2018

Ao implementar ou aperfeiçoar uma estratégia de aquisições, as decisões que você toma no início determinam se a estratégia escolhida terá sucesso ou fracassará. Vamos apresentar, como exemplos, nesta “Dica de Negociação” cinco formas de “fazer” e “não fazer” que o ajudarão a tomar as decisões corretas.

1 – Não pense que você sabe tudo. Procure conhecer, descobrir e aprender, em cada negociação, o que você não sabe. Em todas as organizações não esta óbvio de que Suprimentos conhece todas as oportunidades que possam agregar valor.. Pesquisar por essas oportunidades com uma mente aberta, conversando com seus clientes internos, pesquisando mercado, etc., o ajudará a descobrir novas oportunidades de negociação.

2 – Não tente aleatoriamente obter savings. Procure por áreas estratégicas que possam apresentar oportunidades de redução de custos. Uma das áreas que devem ser exploradas é estar alinhado Suprimentos com a área Financeira e seguir as orientações como melhor maximizar seus recursos financeiros.  Desta forma estaremos trabalhando em equipe, entendendo a política financeira da empresa e conduzindo nossas negociações alinhadas dentro dessa política/estratégica, o que com certeza contribuirá na obtenção de savings.

3 – Não arrisque uma estratégica de negociação sem conhecer bem a base de custos. Tenha pleno conhecimento do retorno de investimento (ROI), conheça bem seus custos, questione-os para com isto poder estabelecer sua estratégica de negociação. Quando os executivos analisam pedidos de verba para investimento, a primeira pergunta deles será:: “Você vai criar um plano de negócios para mim que vai criar receitas ou cortar custos?” Desta forma a única explicação que podemos dar e que o convencerá a aceitar nosso pedido de investimento é demonstrando os resultados através do ROI (quer por uma mudança de processo, produto, compra de novo software e etc.)

4 – Não presuma que Suprimentos/Procurement está preparado para uma nova estratégia. Você deve preparar os funcionários para as novas estratégias e análises. Comunicação e treinamento são obrigatórios se diferentes resultados são esperados.

5 – Não acredite que apenas sua liderança é suficiente para conduzir sua equipe a mudanças. Você deve obter o apoio e participação junto a alta gerência nos seus projetos, tenha certeza de que os mesmos estão entendendo e apoiando suas propostas de mudanças no gerenciamento da sua area, pois caso não tenha esse apoio pró-ativamente será muito difícil ter a participação e apoio dos clientes internos para essa transformação e obtenção dos savings possíveis.