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Como se tornar um melhor profissional de compras?


Postado em 24 de fevereiro de 2017

Podemos dizer que para se tornar um melhor profissional de compras é necessário um processo, mínimo, de sete etapas. Essas etapas devem ser adaptadas à sua situação específica, e são:

1. Deve-se definir os critérios a serem considerados para se estabelecer o que é ser um bom profissional de compras. Trata-se apenas de redução de custos/savings? Continuidade no suprimento? Inovação? Todos estas e mais?

2. Determine métricas que suportam os critérios estabelecidos. Por exemplo, para a continuidade do abastecimento, você pode selecionar “Percentual de entrega no prazo”.

3. Para cada métrica, determine o valor que seria considerado uma performance “boa”, “média” ou “medíocre” performance essa de acordo com sua situação particular. Por exemplo, uma redução de custos/savings de R$ 10.000 por ano? R$ 100.000 por ano? R$ 1.000.000 por ano?

4. Estabeleça a base de seu desempenho atual. Agora que você sabe os limites que separam um bom desempenho de um desempenho medíocre, determine partindo do atual o que você considera o que seria exceder e o que seria abaixo do desempenho mínimo.

5. Analise o que você tem feito com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Você tem de identificar mudanças que você pode implementar e que irá ajudá-lo a melhorar seus números/performance. Se você já excede o padrão, o objetivo é ser ainda melhor!

6. Melhore o seu desempenho. Agora que você já identificou oportunidades de melhoria você deve implementá-las! Vá em busca de desafios!

7. Mantenha-se responsável. Estabeleça metas de forma a assegurar que você não perca o foco. Isto pode vir na forma de gráficos que você deve divulgar/acompanhar, comprometimento de metas, sistemas de auto recompensa, ou mesmo a contratação de um “coching” particular. É fácil perder o momento/oportunidade se você não tiver alguma forma tangível de mensuração para manter o seu foco.