Informativos e Notícias

Como você pode, facilmente, obter vantagem numa Negociação?


Postado em 7 de março de 2019

Em quase todas as negociações, uma dinâmica entre os negociadores determina quem tem chances de obter uma melhor negociação. Muito poucas negociações são interações entre iguais – um lado é superior e um lado está em pior situação. 

Você consegue adivinhar de que lado fica o melhor negócio?

         Claro, que esta do lado superior. Assim, tente se colocar como o lado superior, utilizando as técnicas a seguir.

Conduza você a discussão sobre a negociação e ser feita – A maioria das negociações começam com discussões/conversas não comerciais. Isso pode ser útil na construção de relacionamentos e talvez até mesmo na obtenção de informações importantes para você, antes de iniciar as negociações propriamente ditas. No entanto, a parte que faz a transição da conversa informal para a de negociação é a que cria uma sensação de superioridade.

Mantenha o contato visual – Olhando nos olhos de alguém transmite seriedade. Isto também pode ser desconfortável para ambas as partes. Mas se você está mais confortável com o contato visual de que seu fornecedor, é uma vantagem  na negociação. Olhe nos olhos de um representante do fornecedor quase todo o tempo. Olhando para fora ou para baixo indica fraqueza que permitirá ao fornecedor assumir o papel superior.

Aja como o detentor da decisão (mesmo se você não seja) – Quando um fornecedor sabe que você é simplesmente um intermediário na negociação  o fornecedor não estará inclinado a dar-lhe o melhor negócio/preço. Afinal, ele pode pensar que você não sabe muito sobre o mercado em negociação e que poderá aceitar um preço mais elevado do que o mercado pratica, portanto ele tentará lhe passar um custo maior. Se o fornecedor pensa que você é a pessoa que precisa ser satisfeita, a fim de ganhar o negócio, você vai deixar o fornecedor no papel subordinado. Esta situação as vezes pode não ser a ideal, isto ocorre, quando numa indecisão o melhor é alegar a necessidade de levar a negociação a uma consulta final e a uma instância maior, mesmo que isso não seja verdadeiro, porque não indagar ao fornecedor: “Esta é a sua última oferta? Tem absoluta certeza?”.

Agir como se nada é impossível – Se você entrar em uma negociação pensando em todas as vantagens que o  fornecedor tem, você está destinado a perder. Se um fornecedor explica porque uma melhor proposta não é possível, podemos dizer alguma coisa para indicar grandes expectativas como “Isso soa como um desafio. Mas você é uma pessoa inteligente. Aposto que você pode encontrar uma solução melhor para ambos e com isso podemos fechar esta negociação satisfatoriamente para ambos.”

Devemos mostrar paixão nas nossas negociações – Saber levantar e abaixar a voz. Use gestos não profanos para enfatizar seus pontos. Use frases criativas.

Existem duas maneiras de se portar numa negociação. Escolha ser o superior, sem com isto ser arrogante, mas não se porte como o subordinado