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O Quanto a Forma de Como Comprar e os Recursos São Diferentes Hoje?


Postado em 22 de março de 2017

Enumeramos, como exemplo, 10 grandes mudanças em comparação há 10 anos atrás.

– 1. Tecnologia – Hoje, o eProcurement e eSourcing são duas das práticas mais úteis no nosso trabalho de comprar. Dez anos atrás, esses termos eram desconhecidos, sem contar o desenvolvimento e uso dos celulares (smart phone, blackberry), laptops, excel, e-mails e etc.

– 2. Service Center (Centro de Serviços). Em 1998, mesmo os departamentos de grandes empresas, com compras elevadíssimas, processavam suas ordens de compra. Hoje, muitas dessas empresas/departamentos são responsáveis apenas pelas negociações e seleção dos fornecedores, já o trabalho de emissão de pedidos e etc., são delegados para o Service Center (Centro de Serviços) responsáveis pela parte burocrática e/ou são transferidos para um outsourcing.

– 3. Comprar Ganhou Mais Reconhecimento. Quando os departamentos de compras apresentam resultados positivos, e demonstram seus conhecimentos de negociadores, a Gerência Sênior percebe o quanto pode tirar proveito desses conhecimentos. Como conseqüência passa a exigir que o Departamento de Compras seja responsável por toda e qualquer negociação de compras, como: Viagens, Benefícios, Consultorias, Marketing e etc.

– 4. Responsabilidade Social Passa a Ser Prioritária. Deixando de fazer filantropias e para evitar escândalos, a Gerência Sênior exige que o Departamento de Compras diversifique e renove seus fornecedores, tenha consciência do meio ambiente, e que negocie eticamente.

– 5. As Metas São Obrigatórias. Com o conhecimento e reconhecimento de que o Departamento de Compras é gerador de lucros, a Gerência Sênior passa a exigir que seus Departamentos de Compras estabeleçam metas de resultados e por objetivos claros, medidos periodicamente (KPIs – Key Performance Indicators).

– 6. Desenvolva Você Mesmo. Nos anos 90 o sourcing estratégico era feito na maior parte das vezes por empresas de consultoria, com o objetivo de redução de custos. Hoje, muitas companhias desenvolvem seus processos estratégicos, de redução de custos, in-house como se fosse uma consultoria.

– 7. As Responsabilidades dos Fornecedores Aumentaram. Em 1998, pouco se desenvolvia responsabilidades com os fornecedores. Hoje, já é uma prática. Os Departamentos de Compras trabalham diretamente com seus, principais, fornecedores em busca de novas idéias, melhor desempenho e inovações, como exemplos temos SLA (Service Level Agreement) e SLM (Service Level Management).

– 8. Compras Globais São Essenciais. Dez anos atrás, somente as companhias multinacionais procuravam desenvolver fornecedores no exterior. Agora, em alguns países, é difícil encontrar produtos manufaturados internamente.

– 9. A Posição de CPO (Chief Purchasing Office) Passou a Existir. Já podemos observar que a grande maioria das grandes empresas já reconheceu a necessidade de um profissional com a posição de CPO.

– 10. Supply Chain Foi Reconhecido. Na última década, as companhias passaram a analisar mais detalhadamente seus fluxos de materiais dentro e fora da organização. Com esse foco Supply Chain, deixou de apenas colocar e acompanhar ordens de compras, mas agora também é responsável pelos inventários, almoxarifados, saída de materiais/produtos, logística e distribuição.