Pesquisas e Publicações

Perguntas que podemos fazer para os nossos principais Fornecedores


Postado em 12 de dezembro de 2018

Questionamentos  junto ao  fornecedor pode ser um passo fundamental para fazer uma seleção ideal do fornecedor, esta é uma das principais fontes de informações que sempre devemos explorar. Embora muitos profissionais de compras conduzem as reuniões, muito poucos fazem perguntas que realmente poderão ajudá-los a prever o futuro de trabalhar com determinado fornecedor. Boas perguntas podem pegar o fornecedor desprevenido e produzir respostas espontâneas. e honestas.
Apresentamos quatro perguntas de sondagem para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de suas reuniões com fornecedores. Elas são mais eficazes quando formuladas por um Comprador familiarizado com as operações internas do fornecedor, ao invés de um Comprador focado estritamente nas relações externas.   


1 – Ter negócios com a sua empresa, em vez dos seus concorrentes faz a minha empresa ser mais rentável?  Porque?
O fornecedor com certeza vai te dizer que eles são a melhor escolha para você do que seus concorrentes por causa de algumas vantagens exclusivas, que ele deverá expor. Mas para que tais vantagens sirvam para que esse fornecedor seja escolhido isso deve ter um impacto positivo na sua organização. “. Por exemplo, “melhor qualidade” é bom, mas o fornecedor (e você) deve ser capaz de traduzir uma melhor qualidade em um valor monetário.

2 – Quais foram os maiores desafios operacionais que você enfrentou recentemente?
Você deseja avaliar o risco de um fornecedor não cumprir os seus compromissos. A resposta do fornecedor a esta pergunta pode alertá-lo sobre problemas ocultos que podem tornar o fornecedor uma opção menos atraente ou pode revelar a capacidade de um fornecedor para resolver os problemas, a fim de cumprir as obrigações do cliente.

3 – Que mudanças você vê em seu setor nos próximos anos e como você está se preparando para eles?
Pense em como as inovações, tais como a Internet e os telefones inteligentes mudaram drasticamente como o negócio é feito em muitas indústrias ao longo dos últimos 15 anos. A mudança é constante e só irá acelerar no futuro. Você precisa saber se o fornecedor será um líder de mudança ou um seguidor de mudança. A resposta do fornecedor para essa pergunta pode permitir-lhe avaliar o quão bem o fornecedor está posicionado para as mudanças que você prever. E você pode realmente aprender sobre as próximas mudanças que você não tenha sequer pensado ainda.

4 – Existe(m) algum (s) fator(es) sobre os requerimentos para o presente contrato / ordem / projeto que você está preocupado que eu não estou pensando?
Como profissionais de compras, nós nos envolvemos de projeto para projeto, produto a produto e mercado para mercado. Isso pode dificultar que sejamos um verdadeiro perito em qualquer produto, serviço ou mercado. assim, há o risco de não compreendermos as nuances desse produto / serviço / mercado o suficiente para tomar uma decisão ideal. esta pergunta pode identificar relevantes detalhes que devem ser considerados, naturalmente, você também precisa ser bom em distinguir detalhes relevantes dos comentários dos homens de vendas e estar sempre atento aos mesmos.

Conhecimento é poderem uma negociação e você sempre quer que o seu fornecedor sinta que você é a força mais poderosa na negociação, então não há risco em que o mesmo sinta isso em suas perguntas. Portanto, é importante que a sua linguagem corporal transmita confiança e que você passe ao seu fornecedor as expectativas da sua organização como: “Bem, eu só quero assegurar-lhe que estamos completamente preparados para esta aquisição e estamos levando em conta todos os fatores relevantes nesta decisão. ”
Apesar de que sua intenção em fazer essas perguntas é para você aprender, o seu fornecedor não tem que saber ou desconfiar das suas intenções.