Informativos e Notícias

Você solicita ideias de savings e/ou inovação aos seus Fornecedores?


Postado em 15 de março de 2022

Solicitar e implementar ideias inovadoras dos fornecedores para a melhoria do desempenho corporativo será uma das funções mais importantes de aquisição nos próximos anos. No entanto, como você pode utilizar essas ideias, sem causar problemas éticos? Você deverá ser muito cuidadoso ao lidar com este assunto.

Por exemplo, se um fornecedor (Fornecedor A) sugeriu um saving e/ou inovação e você passa essa informação para outro fornecedor (Fornecedor B) e o negócio é fechado com o Fornecedor B, o Fornecedor A pode alegar que você roubou a ideia dele e deu-a a um concorrente, que é claramente antiético.

Como também, se você tem vários fornecedores e solicita cotações para um produto e envia, aos mesmos, uma mesma especificação e ao final acaba decidindo a compra de um fornecedor cuja proposta é baseada em uma especificação que difere da que outros fornecedores foram obrigados a se basear as suas propostas, isso é antiético também.

Há pelo menos duas soluções que recomendamos:

1.Quando um fornecedor em processo de concorrência sugere um saving e/ou inovação você pode dizer: “Obrigado por essa ideia”. No entanto, para ter uma concorrência leal e ética, com os demais concorrentes, não posso aceitar uma proposta cuja especificação não segue as mesmas regras para todos. Portanto, temos duas opções: (a), podemos ficar com as especificações originais, ou (b) pode-se alterar a solicitação da proposta e dar a todos os fornecedores uma justa e igualdade de oportunidades para licitar as especificações revistas. No entanto, porque a revisão de especificação é sua ideia, eu não vou compartilhá-la com outros fornecedores, sem a sua permissão. Qual a opção que podemos acordar? “Esta é uma antiga abordagem que não se traduz em benefícios de colaboração com fornecedores no mundo moderno, mas pelo menos é eticamente adequada”.

2. Estruture toda a RFP, de tal forma que os fornecedores são encorajados a apresentar ideias de savings e/ou propostas alternativas de inovação e inclua um aviso de que se reserva no direito de aceitar uma proposta que contém uma sugestão benéfica, mesmo que a sugestão envolva uma mudança nas especificações ou outros requisitos. Tecnologia de fabricantes pode permitir “concorrências mais competitivas”, que dá aos fornecedores flexibilidade para apresentar propostas que possam ser mais benéficas para você, ao invés de apenas uma concorrência com requisitos inflexíveis. Esta é uma abordagem moderna, que você verá ocorrer no mercado cada vez mais, pelos departamentos mais competitivos.